SAT JOVEM

Em 2017 ,no Brasil, no estado de São Paulo, houve a iniciativa pioneira no mundo de introduzir o Programa Sat para Jovens entre 14 e 19 anos, o que foi feito com grande sucesso. A equipe pioneira teve como coordenadora Fatima Caldas.

SAT em sânscrito, significa «Ser» ou ‘Verdade». Em Inglês, são as iniciais de Seekers After Truth (Buscadores da Verdade).

Começou nos anos 70 na California com o trabalho de Claudio Naranjo inicialmente para psicoterapeutas. E progressivamente o curso se abriu aos profissionais da saúde, da educação e, finalmente, a qualquer pessoa interessada no crescimento pessoal.

Atualmente acontece em muitos países como Espanha, Italia, Austrália, Russia, China, Alemanha, Mèxico, Brasil, Colombia e Argentina. Trata-se de um programa holístico em que se integram contribuições da psicoterapia moderna e as concepções espirituais antigas, a prática da meditação e o apoio das terapias Gestalt e Corporais.

Este programa para jovens tem como eixo norteador o apoio em mitos relativos a jornada de crescimento psicoespiritual,(SAT JOVENS I) e também o estudo de si sob a luz do Eneagrama da Personalidade adaptado à adolescência.(SAT JOVENS II). Através do autoconhecimento, da auto-experimentação, do trabalho nas relações interpessoais e do cultivo da atenção, os participantes atravessam por processos de ampliação da consciência, maior compreensão do sentido de suas vidas, empoderamento da força pessoal, auto-descobrimento de recursos para lidar com obstáculos, autoestima, encorajamento, autenticidade, transparência e espontaneidade.

Também experimentam a facilitação das inter-relações, desenvolvendo mais solidariedade, companheirismo e capacidade de ajuda.

Programa SAT Jovem