Sat na Educação

Palavras de Claudio Naranjo

Eu denunciei a educação tradicional formal (i.e. patriarcal) como sendo um desperdício dos mais destrutivos em um tempo quando não há nada que seja mais necessário do que uma cultura verdadeira, compreensão e um coração bondoso.

Eu creio que a educação é a nossa maior esperança, parcialmente porque ela já desenvolveu a base institucional sobre a qual pretendia realizar sua função, e que talvez um dia possa realmente tornar se realidade: promover o desenvolvimento pessoal.

Já que nosso problema básico mais grave e constante é o subdesenvolvimento da consciência, e já que a viagem de cura contra o fluxo de deterioramento é difícil, necessitamos enfatizar a prevenção – e temos o veículo para isso através da educação compulsória, sempre que possamos compreender quão destrutivo tem sido tentar educar aos jovens na imagem e semelhança do que somos, e como estamos sendo arrogantes e cegos em não perceber o fato de que estamos passando adiante nossos valores impregnados da transmissão de nossas enfermidades.

Se a grande esperança em mudar a educação será satisfeita – e melhor que seja logo do que nunca – esta terá que acontecer na cura e transformação dos professores, pois seria ridículo imaginar que isso poderia ser feito apenas através de reformas curriculares. Então surge a pergunta: temos um método eficiente e factível através do qual possamos educar professores com experiências e treinamentos que nunca foram dados pelo mundo acadêmico, e que na verdade são indispensáveis tendo em vista uma educação voltada para a evolução pessoal e social?

Eu acredito que criei tal método, e comprovei satisfatoriamente sua eficiência na minha percepção e na dos meus colegas e alunos. O leitor interessado pode encontrar informação relevante nas seções sobre o SAT e sobre SAT-na-educação, assim como no meu livro Changing Education to Change the World (Mudar a Educação para Mudar o Mundo), originalmente escrito em espanhol e publicado em português e italiano. (Estou incluindo o índice, a breve introdução e um capítulo de amostra, descrevendo o trabalho experiencial com grupos que desenvolvi, e creio que é o que a educação necessita precisamente para sua transformação). Mais importante ainda talvez seja o fato de que procuro convencer pessoas de que é na educação que reside nossa maior esperança de superar nossa presente crise proveniente de uma civilização e sociedade patriarcal.

Através da minha vida eu recebi convites do mundo da educação que resultaram em estímulos frutiferos para a minha compreensão das coisas e para o desnevolvimento do meu trabalho. Primeiramente, eu fui previlegiado de ser um consultor do Centro para Pesquisa e Normas Educacionais no SRI, de Willis Harman, e nessa oportunidade fui encarregado de relatar sobre as contribuições do “movimento do potencial humano” que poderiam ser úteis no mundo da educação da atualidade. [Meu relatorio se transformou mais tarde no meu primeiro livro, The One Quest (A Única Busca)].

Novamente fui estimulado quando fui convidado a ser o principal orador no último encontro da “Conferencia Mandala” da Associação para Educação e Saúde Holística, em Santa Bárbara, que me estimulou uns dez anos depois a escrever Uma Educação da Pessoa Inteira para um Mundo Unificado – um artigo que posteriormente foi publicado como parte do livro The End of Patriarchy (O Fim do Patriarcado), e mais recentemente incluido em Changing Education to Change the World (Mudando a Educação para Mudar o Mundo).

Um terceiro e mais importante estímulo foi o de ter participado no segundo encontro da conferencia para Educação do Terceiro Milenio que teve lugar em Catamarca, no norte da Argentina, no ano 2000. Foi nessa ocasião que pude compreender completamente o potencial do meu trabalho na educação de professores, e pude ver que eu havia descoberto, sem ter percebido, algo de muito maior valor para o beneficio público do que simplesmente um treinamento psicoterapêutico.

Quando eu compartilhei com meus colaboradores a minha visão do SAT como um meio para a transformação da educação, estes sugeriram um encontro com aqueles que eram professores entre os alunos do SAT, e isso levou a um simposio com mais ou menos 300 pessoas, na Espanha em 2002 – no qual juntos contemplamos a maneira de colaborar para poder alcançar o fim almejado.

A partir daquela reunião outras se sucederam com um ano de intervalo, a última ocorreu em Barcelona sob os auspicios da Universidade Autônoma, e certamente seu sucesso foi o antecedente para o fato do programa SAT estar agora acreditado como método para treinamento de professores na Catalunia.

Áreas de aplicação

SAT Família

Saber mais

SAT Educação

Saber mais

SAT Meditação

Saber mais

SAT e Arte

Saber mais