A Fundação Claudio Naranjo

Nasceu do desejo de Claudio Naranjo de Mudar a educação para mudaro mundo e o compromisso de um grupo de professores e colaboradores do Programa SAT.

Conta Claudio: “Ao longo da minha vida recebi convites do mundo da educação, que me estimularam favoravelmente para uma compreensão das coisas e levaram ao desenvolvimento do meu trabalho.

Primeiro, eu tinha o privilégio de ser um conselheiro do Centro de Pesquisa Política de Educação no SRI, liderado pelo Dr. Harman, quando ele me contratado para apresentar um relatório sobre as contribuições do “movimento do potencial humano”, que poderia ser ajudar no mundo da educação hoje. Meu relatório mais tarde se tornou meu primeiro livro The One Quest.

Mais uma vez eu me senti encorajado quando ele me pediu para participar orador como keynote na última edição da “Conferência Mandala” da Associação para Holística Saúde e Educação, em Santa Barbara, um evento que há cerca de dez anos mais tarde me incentivou a escrever An Education do Pessoa inteira por um mundo unificado, um texto que seria publicado mais tarde como parte do livro O fim do patriarcado e, mais recentemente, em Mudança de educação para mudar o mundo.

Um terceiro e mais significativo incentivo foi ter participado da segunda edição da Conferência sobre Educação para o Terceiro Milênio, realizada em Catamarca, no norte da Argentina, no ano 2000. Foi nessa conferência. que compreendi plenamente o potencial que meu trabalho possuía em termos de ensino-educação, e também observei que descobri inadvertidamente algo de muito mais benefício público do que o treinamento simples em psicoterapia.

Quando eu compartilhei com meus colaboradores minha visão do Programa SAT como um meio para transformar a educação, sugeriu que uma reunião com os professores que estavam entre os nossos alunos fazer, levando a um simpósio na Espanha em 2002, onde houve um influxo de cerca de 300 pessoas como participantes, um evento em que contemplamos conjuntamente a possível maneira de unir nossos esforços para a consecução desse objetivo “.

Neste caminho nasceu a Fundação Claudio Naranjo, constituída em 19 de abril de 2007.

A apresentação oficial da FCN ,aconteceu em 23 de novembro de 2007 no auditório da Universidade Central de Barcelona.

Consuelo Trujillo, atriz e trainer em teatroterapia no programa SAT, escreveu algumas palavras como ato afirmou. “Vamos fazer um pouco de história sobre como esta fundação que surge: O primeiro passo foi a compartilhar este sonho de mudar o mundo através da educação, as pessoas que participaram do programa SAT e coletam as várias maneiras de contribuir com o SAT para a Educação. “

Esta primeira reunião germinadas no 2º e 3º Simpósio, o aedea, outras Associações Nacionais na Argentina, Brasil, Chile, Itália, antes de desaguar no FCN, cuja finalidade é a transformação da educação na visão de Claudio Naranjo, através do Programa SAT-Educa e outras técnicas inovadoras, contribuindo para a transformação do educador para que seja um pólo de transformação de seu ambiente humano e profissional.  No brasil, o programa criado por Claudio Naranjo esta a encargo do Programa Sat Brasil e sob coordenação de Fátima Caldas.

ESCOLAS PARCEIRAS

Criadas sob orientação direta de Claudio Naranjo, as escolas de Gestalt Viva e Integrativa incluí em seu currículo pedagógico a iniciação na Psicologia dos Eneatipos e os SATs.

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Gestalt de Vanguarda tem como referência a Gestalt Integrativa proposta pelo psiquiatra chileno Dr. Claudio Naranjo, um dos principais expoentes e herdeiro do legado de Fritz Perls no Instituto Esalen (Califórnia). Naranjo, resgata a essência do espírito de seu Mestre e amplia o horizonte da Gestalt-Terapia ao aprofundar a compreensão do fenômeno da experiência humana, baseada em uma visão integrativa do indivíduo.O Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo propõe difundir este enfoque no Brasil, ao mesmo tempo em que se abre à interface com outros conhecimentos e práticas terapêuticas que venham somar a este objetivo.

Escola Gestalt Sem Fronteiras é um centro de formação em Gestalt Terapia que encontra sua inspiração na obra e na vida do Dr. Claudio Naranjo, psiquiatra, chileno, psicoterapeuta e gestaltista de renome mundial e um dos principais herdeiros e discípulos do legado de Fritz Perls. O nome da Escola se inspira no livro Gestalt Sem Fronteiras de Claudio Naranjo. A proposta da Escola é formar pessoas favorecendo a ampliação consciente do mapa psico-existencial interno a partir do auto conhecimento, despertando, assim,  o potencial terapêutico presente em cada um de nós.

Escolas Parceiras Internacionais 

Uruguai
Argentina
Chile
México
Itália

PROGRAMA SATBRASIL